Cadeias de Markov
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
GLOSSÁRIO DE SIGLAS, EXPRESSÕES E TERMOS
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina
Fn – Avanço
Vc – Velocidade de Corte
Ap – Profundidade de Corte
RPM – Rotações por minuto
PCP – Planejamento e Controle da Produção
PMP – Planejamento Mestre da Produção
MRP - Materials Requirement Planning
JIT – Just In Time
OPT - Optimized Production Technology
RESUMO
Esse trabalho apresenta dois estudos experimentais realizados no laboratório de usinagem da UNOESC.
O primeiro caso relaciona os parâmetros de usinagem (Tais como: Avanço (fn), profundidade (AP), velocidade de corte (Vc) e rotação) e seus efeitos sobre a superfície do material, e tem como objetivo obter uma peça, após a usinagem, dentro da tolerância exigida para cada parâmetro. Foram analisados: Erro de forma, ondulação e rugosidade. Com o auxílio do relógio comparador e do rugosímetro, obtivemos como resultado apenas o diâmetro está dentro das tolerâncias exigidas, quanto às outras tolerâncias (Concentricidade e circularidade), concluiu-se que as mesmas não foram atingidas, e no caso da rugosidade, apenas para o diâmetro de 28mm e de 18mm a mesma foi alcançada.
O segundo caso trata-se do método de calibração utilizando blocos padrões. Para a medição, foram utilizados o paquímetro e o micrômetro, e todo o processo foi de acordo com as exigências técnicas para este método. Os resultados encontrados não se afastaram muito do valor do bloco padrão. Para avaliar melhor os resultados, foram feitas: a curva de erro, o cálculo da tendência, repetitividade e desvio padrão.
1. INTRODUÇÃO
Houve um tempo em que as formas de produção, as ferramentas a forma como o projeto era planejado e executado eram muito limitadas. Hoje em dia, com a evolução tecnológica, cada detalhe do processo que envolve a obtenção de componentes mecânicos se tornou mais fácil de ser