Medindo o ph
Título da prática: Medindo o pH
Relatório de Aula Prática
ABRIL 2013
INTRODUÇÃO
Foi realizado durante as aulas de laboratório de ciências da natureza, o experimento número 2, sobre medidas de pH. O objetivo da atividade é identificar quais substâncias são ácidas, básicas e se alguma teria o pH neutro. Será construída uma escala de potencial hidrogeniônico.
Esta escala logarítmica utiliza como indicador ácido-base a fenolftaleína, e a fita de indicador universal para identificar (aproximadamente) o pH de nove substâncias que utilizamos em nosso dia-a-dia. Será de grande importância para os alunos essa experiência, pois além de sairmos apenas de nossas aulas teóricas, relacionaremos o conteúdo à nossa rotina, podendo assim evitar algumas comidas e bebidas, e aprendendo métodos de como controlar o potencial hidrogeniônico de nosso sangue.
MATERIAIS E MÉTODOS
• Materiais:
-Tubos de ensaio;
-Fita de Tornassol;
-Vinagre H3CCOOH;
-Café;
-Refrigerante H2CO3 ácido carbônico (normal e zero);
-Energético;
-Água com gás;
-Água da torneira;
-Suco;
-Leite de magnésia;
-Béquer;
• Métodos:
Primeira Parte:
Inicialmente, numeram-se todos os tubos de ensaio que serão utilizados, de acordo com o número de substâncias que serão medidas. No primeiro tubo, reservado para água da torneira, enche-se parte dele. Numera-se cada substância também que será utilizada, e relaciona-se com o tubo na qual será colocada para medir seu pH. Por exemplo:
Água da torneira (1) está no tubo de ensaio que também é número 1.
Vinagre (2) está no tubo de ensaio que também é número 2. Em cada tubo, coloca-se a fita indicadora de pH. Cada medida deve ser tomada em individual, com a fita ainda dentro da solução e lida ao lado da escala padrão enquanto estiver molhada. Em seguida, descarta-se.
Segunda