RELATORIO
EQUILIBRIO QUIMICO ÁCIDO-BASE
Alunos:
Turma:
Disciplina: QUÍMICA GERAL I
Caruaru, 20 de Janeiro de 2015.
PRÁTICA Nº 8
EQUILIBRIO QUIMICO ÁCIDO-BASE
Trabalho acadêmico da disciplina de Química Aplicada do curso de Engenharia Civil, na Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, Campus Agreste (CAA).
Caruaru, 20 de Janeiro de 2015.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1. DEFINIÇÕES. 4
1.2. OBJETIVOS 5
2. MATERIAIS E METODOS 6
2.1. MATERIAIS 6 2.2. REAGENTES 6 2.3. PROCEDIMENTOS 6
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
3.1. MEDINDO PH DE SOLUÇÕES ÁCIDAS 8
3.2. MEDINDO O PH DE SOLUÇÕES ALCALINAS 9
3.3. CURVA DE EQUILIBRIO 9
4. QUESTÔES PROPOSTAS 12
5. CONCLUSÕES 15
6. REFERÊNCIAS 16
1. INTRODUÇÃO
1.1. DEFINIÇÕES
Um ácido pode ser definido, de acordo com as definições de Arrhenius, como uma substância que, quando dissolvida em água, se dissocia formando íons de hidrogênio (H+), enquanto uma base pode ser definida em água, se dissocia formando íons de hidroxila (OH-).
As soluções aquosas que contém íons são chamadas eletrolíticas. Os ácidos e as bases que são completamente ionizados em solução formam eletrólitos fortes e os que são parcialmente ionizados formam eletrólitos fracos.
Os ácidos e as bases que formam eletrólitos fortes são chamados respectivamente, ácidos fortes e bases fortes, assim como os ácidos e as bases que formam eletrólitos fracos são chamados ácidos fracos e bases fracas.
O pH é uma maneira de representar a concentração hidrogeniônica, ou seja, a concentração de íons de hidrogênio, em uma solução. O pH de uma solução é dado pelo negativo do logaritmo da concentração de íon de hidrogênio pH = -log[H1].A água ao ionizar-se, produz quantidades iguais de íons hidrogênio e hidroxila, ou seja:[H+] = [OH-]. Sabendo-se que o produto iônico da agua, a 25°C, é KW= [H+] [OH-] = 10-14, a concentração de H+ será: [H+] = 10-7 mol.L-1. Assim, a água pura, a 25°C, tem PH igual a 7. O mesmo raciocínio é feito para íon de hidróxido,