REGIONALIZANDO meu
A pesquisa teve como objetivo principal dar voz ao catador e trazer à tona sua percepção em relação às suas condições de trabalho. A pesquisa foi realizada no município de Pesqueira, na Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável no Aterro denominado “Lixão”. A análise das entrevistas gerou três temas: A opinião dos catadores sobre suas condições de trabalho e saúde.
As condições de trabalho são precárias, podendo oferecer risco à saúde, e que tais riscos são reconhecidos pelos próprios catadores.
A realidade no Lixão e o desejo de ter outro trabalho:
O desejo principal. Gostariam de ter outro trabalho e que este lhes trouxesse mais garantias. o desejo de melhorias no trabalho atual: melhores condições de trabalho tanto na segurança quanto no valor pago nos materiais.
Alessandro
COMO É REALIZADO O TRABALHO DE TRIAGEM
Os materiais são separados e armazenados de acordo com sua natureza. Os plásticos são classificados, prensados e empilhados para facilitar o armazenamento e o transporte. Os metais como ferro e aço são colocados em caçambas apropriadas para serem transportadas em caminhão específico para esse fim.
QUANTOS PROFISSIONAIS ESTÃO ENVOLVIDOS
Atualmente a associação conta com 32, os quais possuem direitos e deveres. São direitos dos associados: comparecer às assembleias gerais, votar e ser votado para cargos dos órgãos da associação. Dentre os deveres dos associados destacam-se o pagamento pontual das contribuições.
RECEBIMENTO DE RECURSOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS
Eles recebem os recursos financeiros para o pagamento das despesas é a contribuição (cota) mensal dos associados à entidade se destina ao benefício dos próprios associados é dividido igualmente entre todos os associados. Essa divisão das despesas entre todos é conhecida como "rateio" e o valor que cabe a cada um chama-se "cota".