Instrumento e tecnicas de atua o 02
POLO PORTO SEGURO - BA
SERVIÇO SOCIAL 5º SEMESTRE
Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional
ALDILEIA RODRIGUES DOS SANTOS SILVA
BIANCA ALVES RIBEIRO
HIVIA SOUZA SILVA
LAIANE OLIVEIRA QUEIROZ
SHIRLEY SANTOS SILVA
WADSON POUBEL DE LIMA
RA: 357328
RA: 375000
RA: 358089
RA: 362819
RA: 377450
RA: 386240
TUTORA A DISTÂNCIA: Maria Elaine Cristina Vaez Gomes
PORTO SEGURO
2014
Introdução
Este relatório destaca a importância dos Instrumentos e Técnicas de Atuação
Profissional na construção de habilidades e competência, teórica metodológica na construção de eixos doutrinais como base técnica nas diversas dimensões que compõem a atuação profissional como: teórico-prática, técnica e ético-operativa.
Apontando respostas para o enfrentamento da questão social.
A atuação do profissional de serviço social norteada pelo projeto profissional bem como valores éticos e políticos sociais que se transformam a partir das transformações sociais responsáveis pela questão social. Assim o Assistente Social desenvolve a capacidade de identificar as demandas para propor ações por meio de estratégias de intervenção.
A instrumentalidade é uma característica ou aptidão que a profissão vai contraindo na medida em que concretiza objetivos a mesma, proporciona que os profissionais objetivem sua intencionalidade em rebates profissionais. A ação profissional do assistente social que por meio desta competência, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais decompõem, transformam,
alteram
as
condições
objetivas
e
subjetivas
e
as
relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano. Portanto a instrumentalidade é a categoria necessária de todo trabalho social que se dar por meio da técnica quanto categoria constitutiva, um modo de ser, de todo trabalho.
Permitindo ao profissional executar e abranger programas de enfrentamento a questão social.
O uso dos instrumentais técnico