Medidas Preventivas II
Medidas preventivas na construção civil.
Simões Filho, 2015.
DANIELA NAZARO
EMANUELA JESUS
GEISIANE MOURA
JOSÉ DOMINGOS
LORENA DA PAIXÃO
MARIANE ALMEIDA
Medidas Preventivas.
Medidas preventivas na construção civil.
Atividade parcial do II semestre do Curso de Segurança do Trabalho no turno Noturno do CEEP. Solicitado pelo orientador Rafael Parish.
Simões Filho, 2015.
Introdução
Os acidentes de trabalho são eventos inesperados, atingem trabalhadores experientes e inexperientes e podem ocorrer em todos os setores de produção. A maioria ocorre simplesmente por falta de conhecimento ou conscientização. As ações e as medidas para prevenção de acidentes de trabalho dependem do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e da tecnologia disponível. A prevenção de acidentes de trabalho é um papel do empregador e do trabalhador.
Estima-se que, no Brasil, as micro e pequenas empresas representem 98% do total de empresas existentes, ou seja, 4,1 milhões. Só na indústria, elas concentram 46,20% do número total de trabalhadores formalmente contratados, aí a sua importância para a economia nacional. Pela contribuição que as micro e pequenas empresas podem oferecer para a redução do número de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, significando maior competitividade, redução de custos e melhoria das condições e dos locais de trabalho, elas necessitam ser estudadas e orientadas.
Impactos dos acidentes e doenças do trabalho.
Sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade. Anualmente, as altas taxas de acidentes e doenças registradas pelas estatísticas oficiais expõem os elevados custos e prejuízos humanos, sociais e econômicos que custam muito para o País, considerando apenas os dados do trabalho formal.
O somatório das perdas, muitas delas