Medidas de volumes precisas e aproximadas
BACHARELADO EM ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA GERAL I
MEDIDAS DE VOLUMES APROXIMADAS E PRECISAS
Data da realização do experimento: 05/03/2014
Turma: QGI 14/01
Professora Responsável: MSc. Lilian Gleicy de S. Oliveira.
Andrey Louis Zubiate Augustin
Nota do Grupo
Ian Souza Cunha
Marcelo Sousa de Freitas
Mikelle Silva de Oliveira
Sthefany Ananda Bruna Almeida Mendes
MANAUS, AM
2014
1. APRESENTAÇÃO
Através do presente relatório buscou-se expor de forma objetiva e clara alguns dos principais equipamentos, vidrarias e técnicas de medidas de volumes, aproximados e precisos, realizadas em laboratórios de Química.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Medir é comparar uma grandeza com um padrão RUSSEL, (2010). Toda medida é afetada por um erro, que pode ser influenciado por fatores como: o aparelho utilizado para medir, o objeto medido e o operador. Esses fatores nos levam a medidas com valor numérico exato ou aproximado, no entanto, quanto menor for o erro de uma medida maior será sua exatidão UCKO, (1992).
2.1 Principais equipamentos e vidrarias de um laboratório de Química para realizar medidas de volume precisas e aproximadas
Além de conhecer bem as vidrarias e equipamentos mais utilizados de um laboratório de Química, devem-se aprender as técnicas de medição e a correta maneira de manusear os aparelhos, segundo OLIVEIRA, (1993).
Admite-se na literatura em geral que medições de volume podem ser classificadas de duas formas principais:
Aproximadas: medidas menos fidedignas à realidade.
Precisas: medidas que se aproximam mais do volume real.
Segundo OLIVEIRA, (1993), para realizar tais medições, cada equipamento tem uma graduação específica e utiliza diferentes unidades de volume. As três principais são:
1 L = 1 dm3
1 mL = 1 cm3
1 L = 1 000 cm3 = 1 000 mL Os aparelhos empregados para efetuar medidas volumétricas podem ser classificados nas seguintes categorias, de acordo com