MEDIDAS APROXIMADAS E PRECISAS DE VOLUMES
1. RESUMO
A partir dos conhecimentos obtidos sobre vidraria, identificação de erros, equipamentos, pesos e medidas, foi realizada a prática I, afim de colocá-los em prática e aperfeiçoá-los.
2. INTRODUÇÃO
Em qualquer laboratório é necessário o conhecimento e aperfeiçoamento no uso de vidrarias, equipamentos, pesos e medidas.
Para o uso de vidrarias, é necessário o conhecimento de suas medidas e graduações, e consequentemente do cálculo erro. Este é de suma importância para obter maior precisão nos resultados.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS E REAGENTES: bureta de 25 mL, proveta de 100 mL, e 50 mL, erlenmeyer 125 mL, pipeta graduada 5 mL e volumétrica de 10 mL, béquer de 100 mL, termômetro, funil pequeno, 5 tubos de ensaio e estante para tubos de ensaio. Água destilada.
3.2 PROCEDIMENTOS
a) Anota-se, com os respectivos desvios, o volume máximo que pode ser medido através de cada um dos aparelhos disponíveis na bancada.
b) Mede-se 50 mL de água em um béquer de 100 mL, transfere-se totalmente para um erlenmeyer de 125 mL, efetua-se a leitura nesse recipiente. Em seguida repete-se o procedimento transferindo a água para uma proveta de 100 mL, efetua-se a leitura e anotação dos volumes medidos. Repete-se o procedimento novamente e anota-se os resultados. Faz-se a média dos valores obtidos e anota-se o erro de cada medição.
c) Pipeta-se 10 mL de H20 com pipeta volumétrica e transfere-se para proveta de 100 mL, efetua-se a leitura do volume nesse recipiente. Repete-se o procedimento e anota-se os volumes.
d) Inicialmente separa-se 5 tubos de ensaio e pesa-se cada um utilizando uma balança semi-analítica. Pipeta-se água destilada com pipeta graduada de 5 mL como indicado abaixo, transfere-se para cada um dos tubos e pesa-se o conjunto tubo de ensaio + água. Verifica-se a temperatura e converte-se a massa pesada em volume. Compara-se o volume pesado com o volume médio. Calcula-se a diferença entre os volumes e