Medidas aproximadas e precisas de Volumes
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA
INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA
AGRONOMIA
QUIMICA INORGANICA
RELATORIO DE AULA PRATICA
MEDIDAS APROXIMADAS E PRECISAS DE VOLUMES
Graduandos do primeiro período:
Gabriel P. Nonato
Prof.: MSc.Mauro José Alves Dutra
MEDIDAS APROXIMADAS E PRECISAS DE VOLUMES .
I- INTRODUÇÃO A técnica de medição de volume de uma amostra depende do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Os resultados obtidos devem ser expressos em metro cúbico ou em unidades submúltiplos, normalmente as mais usadas são o mL, ou cm3 e o l, ou decímetro cúbico.
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
II- OBJETIVO
O propósito da experiência foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume, analisar a exatidão dos instrumentos volumétricos, além de obter medidas de massas e volumes aproximadas e precisas.
III- INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Bequer
Erlenmeyer
Proveta graduada
Pipeta volumétrica
Proveta
Bureta
IV- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Foram medidos 50 ML de H2O em um béquer, transferiu-se para o erlenmeyer (foi efetuado a leitura do volume nesse recipiente) e, a seguir transferiu-se para a proveta graduada (foi efetuada a leitura do volume nesse recipiente). Os volumes foram anotados em uma tabela. O procedimento foi repetido e os resultados novamente foram anotados. Foi efetuada a media dos valores e calculado o Desvio de Padrão.