Medidas de volumes aproximadas e precisas
Relatório da disciplina de Química Geral
TECNOLOGIA EM ALIMENTOS – 1º TERMO - NOTURNO
OBJETIVO
Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de volumes em laboratório.
INTRODUÇÃO
O sistema de unidades SI, usado atualmente pelos cientistas em quase todo o mundo, tem seu nome derivado do francês Système International d’Unités.
Algumas unidades fundamentais ou unidades básicas são: massa (kilograma); comprimento (metro); tempo (segundo); temperatura (kelvin); substância (mol); corrente elétrica (ampère) etc.
A unidade SI de volume é o metro cúbico (m³) que é grande demais para o uso diário no laboratório. Consequentemente, os químicos em geral usam o litro (L). Um cubo, cujos lados medem 10 cm (0,1 m) tem um volume de 10 cm x 10 cm x 10 cm = 1000 cm³ (ou 0,001 m³).
Esse volume é definido como 1 litro.
1 litro (L) = 1000 ml = 1000 cm³
O litro é uma unidade conveniente de se usar no laboratório, assim como o mililitro (ml). Uma vez que há exatamente 1000 ml (= 1000 cm³) em um litro.
1 cm³ = 0,001 L = 1 ml
As unidades mililitro e centímetro cúbico (ou cc) são equivalentes. Assim, um balão que contém exatamente 125 ml tem um volume de 125 cm³.
Em trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas com provetas e cálices graduados, beckers e erlenmeyers. Já nas chamadas medidas precisas, são utilizados aparelhos volumétricos como pipetas, buretas e balões, que têm uma elevada precisão.
Mas, a medida de volumes líquidos com qualquer dos referidos aparelhos está sujeita a erros causados por ação da tensão superficial sobre superfícies líquidas; dilatações e contrações provocadas pelas variações de temperatura; calibração imperfeita dos aparelhos volumétricos e também por erros de paralaxe.
A calibração é o processo para medir a quantidade real de volume, no caso, que corresponde à quantidade indicada na escala de um instrumento para uma maior exatidão.
MATERIAIS E MÉTODOS * *