Medidas de volume aproximadas e precisas
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FUCAPI
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
MEDIDAS DE VOLUME APROXIMADAS E PRECISAS
MANAUS
2012
EQUIPE:
ANDREA DE OLIVEIRA DA SILVA
CLÁUDIO FRANK DE SOUZA ARANHA
DEAN MATOS SERPA
HEMERSON LUIZ DA ROCHA
JULIO CÉSAR DA SILVA FARIAS
LAYANA HELENA SAHDO DE OLIVEIRA
RAINE RODRIGUE DE CARVALHO JUNIOR
MEDIDAS DE VOLUME APROXIMADAS E PRECISAS
MANAUS
2012
Sumário
Introdução Teórica 4
Materiais Utilizados 5
Procedimento Experimental 6
Resultados e Discussões 7
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
Introdução Teórica
O laboratório deve ser visto como local onde se reúnem as condições indispensáveis à experimentação cientifica e a comprovação dos conhecimentos expostos teoricamente (Chrispino, 1991).
Materiais utilizados
1- Becker de 250 mL com escala 2- Erlenmeyer de 250 mL com escala 3- Proveta de 100 mL com escala 4- Pipeta Volumétrica de 25 mL 5- Pipetas graduadas 6- Bureta de 50 mL 7- Cronômetro 8- Funil comum 9- Pêra de borracha
Procedimento Experimental
1 Medir 50 mL de água em um Becker e transferir para o Erlenmeyer. Verificar a diferença na escala. Transferir para a Proveta Graduada e fazer a leitura do volume. Verificar a precisão.
2 Medir 50 mL de água na Proveta Graduada e transferir para o Becker. Verificar a diferença na escalar. Transferir para o Erlenmeyer. Verificar a precisão. Colocar esses 3(três) aparelhos em ordem crescente de precisão.
3 Pipetar 25 mL de água usando a Pipeta volumétrica. Transferir o conteúdo para a Proveta. Comparar a precisão das escalas.
4 Pipetar com uma Pipeta Graduada (transferindo para diferentes tubos de ensaio), 1; 2,5; 1,5; 2,7; 3,8 e 4,5 mL de água.
5 Encher uma Bureta com água ( acertando o