Tratamento de Mour es
Apresentação
A técnica de preservação consiste basicamente em substituir a seiva do mourão verde recém-cortado por uma mistura de produtos químicos em solução. A substituição acontece normalmente, quando os mourões são mergulhados na solução química.
O preparo dos mourões
Os mourões devem ser obtidos de árvores retas, roliças, com poucos galhos ou nós. Espécies de eucalipto, por seu rápido crescimento e forma de tronco, estão entre as mais adequadas. As árvores mais novas, com espessura de 10 a 15 cm de diâmetro, são as mais apropriadas.
Procedimentos
Após o corte da árvore, eliminar os ramos laterais, se existirem, deixando uma pequena porção até o final do tratamento.
Cortar na medida desejada e a extremidade superior não deve ser plana; utilizando-se motosserra, fazer o corte em diagonal (chanfrado) (figura 1A) e se for usado o machado, fazer a ponta em diamante (Figura 1B).
Figura 1- Sistema de corte da extremidade superior do mourão "A" chanfrado e "B" em diamante.
Os mourões poderão ser descascados antes do tratamento por meio de batidas com haste de madeira, pois os impactos das batidas soltam a casca.
A seguir os mourões devem ser tratados decorridos no máximo 24 horas do corte das árvores.
O TRATAMENTO
Preparo da solução de preservação
Para cada 100 litros de solução, pesar:
900 gramas de dicromato de potássio ou de sódio;
850 gramas de sulfato de cobre;
620 gramas de ácido bórico.
Dissolver tudo em 15 a 20 litros de água, contidos em recipiente adequado. Agitar com um bastão de madeira para facilitar a dissolução.
Despejar a mistura em um recipiente com capacidade superior a 100 litros e adicionar água até 100 litros. Acrescentar 25 ml de ácido acético glacial para estabilizar a solução e um copo de óleo queimado para evitar a evaporação.
TRATAMENTO DOS MOURÕES
Em um recipiente com capacidade de 100 litros, colocar os mourões em pé, amarrados na parte superior. Adicionar a solução até a altura de 60 cm. Manter este nível, repondo a