Tornar-se Humano
Escreva um texto apontando os aspectos na socialização humana que nos diferencia dos outros animais.
O fato é que o ser humano se diferencia dos outros animais, por ser capaz de interferir conscientemente no mundo, ou seja, o homem é capaz de pensar e comportar-se através da comunicação. Além disso, sente-se impelido para o grupo, formando assim a sua sociedade, a sociedade humana. O que podemos dizer é que existem opiniões convergentes e divergentes a respeito do nascimento do homem, até aí tudo bem, pois prefiro não me posicionar levando esse assunto adiante, pois se trata de um assunto ainda polêmico mesmo nos dias de hoje. Bom, uma primeira observação é que o ser humano, embora também um animal, se diferencia daqueles que assim também são chamados. Até mesmo a sociabilidade dos demais animais é diferente daquela desenvolvida pelos humanos. Aliás, essa é uma afirmação aristotélica: "o homem é um animal político em grau maior que as abelhas ou todos os outros animais que vivem reunidos". Ou seja, ele é um animal político porque se associa de forma bastante diversificada dos demais animais e os padrões de comportamento entre os animais não humanos são substancialmente diferentes dos verificáveis entre os homens. Os padrões de comportamento do homem e suas formas de organização social são extremamente mutáveis no tempo e no espaço, portanto são extremamente flexíveis.
Os padrões de comportamento do homem são transmitidos e aprendidos através da comunicação simbólica. Os padrões de comportamento do homem são artificiais, criados pelo próprio homem.
As características biológicas peculiares da nossa espécie constituem uma condição necessária ao desenvolvimento de maneira própria do homem se associar a outros e viver em grupo, mas não bastam para que o homem desenvolva a sua sociabilidade.
O homem não nasce social, só adquire as características comportamentais conhecidas como tipicamente humanas através da socialização.
Parte