Medidas de tempos cronometrados
Medidas de trabalho e tempos cronometrados
RESUMO
Este artigo buscou explanar sobre os métodos e sistemas utilizados no estudo de tempos e movimentos, um pouco da história, expor os objetivos, falar sobre as vantagens e sua aplicação. Uma das definições de tempos e movimentos é o estudo sistemático dos sistemas de trabalho, seus objetivos é desenvolver um sistema e método que se adapte melhor as necessidades do processo, padronizar esse sistema e método, determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica, orientar o treinamento do trabalhador no método proposto. Sendo assim Determinação do intervalo de tempo que uma pessoa qualificada, devidamente treinada, e com experiência, deveria gastar para executar uma tarefa ou operação específica, trabalhando dentro de um ritmo normal.
Palavras Chave: Tempo e movimento, Método, Medidas de trabalho, tempo cronometrado.
INTRODUÇÃO
CONTADOR (1998) define a estrutura do estudo de tempos e movimentos iniciando-o de uma análise geral para uma análise mais detalhada.
Para conseguir mais eficiência e melhores resultados referentes a processos de produção, o estudo de tempos e métodos é muito indicado. Existem dentro de um processo de produção vários procedimentos e sistemas a fim de chegar a um objetivo comum. O meio utilizado para atingir este objetivo nem sempre é o mais adequado, uma vez que durante o processo pode vir a ocorrer desperdícios, tempo ocioso e elevado custos em algumas operações. O estudo de tempo e métodos tem por objetivo identificar os erros dos procedimentos, padronizar os processos com o menor custo e com maior eficiência, economizando tempo e recursos.
Para quem deseja melhorar produtividade, entender o processo e identificar os problemas que ocorrem no seu sistema de produção o uso de sistema de tempos e métodos são muito eficiente. Toda