metodologia científica
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico
Professora: Adriana Carla Oliveira de Morais Vale
Acadêmica: Edimara Cristina Brito e Sousa
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora paz e terra. Coleção dos saberes. 36ª edição. 1996.
Paulo Reglus Neves Freire foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da
Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
Ensinar não é transferir conhecimento, sustenta a ideia que o educador tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais em que aluno e professor não se reduzem à condição de um objeto do outro. Determina que o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa.
Ensinar exige consciência do inacabado, a educação é um processo interno, não externo; ela parte das necessidades e dos interesses individuais necessários para a adaptação ao meio. Passamos assim, a