MÉTODO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM
FRANK, Allain¹
ESTUDO DOS FATOS SOCIAS, SEGUNDO DHURKEIM
Neste artigo tentarei mostrar os métodos sociológicos e dificuldades de estudar os fatos sociais na visão de Durkheim e, como direcionar o estudo dos métodos sociológico que alguns sociólogos não conseguiram. Mostrar que o sociólogo terá que observar todos os fatos, e deixar de lado todas as prenoções, buscar os principais problemas que afetam as pesquisas dos fatos sociais, como direcioná-los, como aplicar o estudo dirigido dos fenômenos sociais e suas regras metodológicas que irão abordar os problemas particulares, segundo Durkheim.
PALAVRAS-CHAVE: Fato Social. Observação. Distinção entre normal e patológico. Constituição e Explicação dos fatos sociais.
Durkheim dá autonomia à sociologia, ao explicar que os fatos sociais só poderiam ser entendidos através do estudo dos efeitos sociais.
“Antes de procurar qual método convém ao estudo dos fatos sociais, importa saber quais fatos chamamos assim.” (pg. 02).
Para isso, existem determinados fenômenos e fatos sociais que acontecem em todas as sociedades. Os fatos que acontecem independente da força de agir, fatos como a vontade de comer, beber, dormir entre outros que se fossem sociais a sociologia não teria um objetivo próprio, seria confundida com outras ciências.
Existem, portanto as maneiras de agir, sentir e pensar, exteriores ao individuo, como forma de coerção, sendo que esses fatos se impõem ao ser, essa ordem é apresentada como características especiais, constituindo uma nova espécie de fatos dotados de coerção, que se reservam ser chamados de qualificação sociais. “pois a palavra social só tem sentido definido com a condição de designar unicamente fenômenos que não se incluem em nenhuma das categorias de fatos já constituídos e denominados. Eles são portanto o domínio próprio da sociologia” (pg. 04).
A palavra coerção, assim definida, assusta aos