As regras do método sociológico e. durkheim
E. DURKHEIM
SOCIOLOGIA, OBJETO E MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO
(CONSCIÊNCIA COLETIVA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, FATOS SOCIAIS, INDIVÍDUOS E SOCIEDADE)
Sônia de Melo Feitosa
RESUMO
Este artigo faz um abordagem sobre o método de investigação pensado pelo Durkheim em sua obra As Regras do Método Sociológico. Seu objetivo nesta obra é estabelecer a Sociologia como disciplina científica rigorosa, lecionada nas universidades. Para isso segundo ele são necessárias duas coisas: um objeto específico que se distinga dos objetos das outras ciências e que possa ser observado e interpretado, como se faz nas ciências naturais. Neste sentido, o autor define com clareza que o objeto da sociologia são os fatos sociais.
Palavras-chaves: Fatos sociais, método de investigação, sociologia
INTRODUÇÃO
David Émile Durkheim pensador francês nasceu em 15 de abril de 1858 na cidade de Epinal, filho de uma família judia. Em 1879 entra na Escola Normal Superior de Paris, na qual se forma em filosofia em 1882. Após muitos anos lecionando Filosofia, interessa-se pela a Sociologia. Para iniciar seus estudos sociológicos, transfere-se em 1885 para Alemanha. Retorna a França em 1887 e vai lecionar sociologia na Faculté de Lettres de Bordeaux., fundando, assim, o primeiro curso de Sociologia na França. Embora Comte seja considerado o pai da sociologia por ter lhe dado esse novo, Durkheim é apontado como um dos seus maiores teóricos.
Em As Regras do Método Sociológico publicada em 1895, Durkheim propõe-se a tarefa de superar o que ele denominou de “metafísica abstrata” que envolvia os estudos sociológico. Seu objetivo é estabelecer a sociologia como disciplina científica rigorosa, lecionada nas universidades. Neste sentido nesta obra procura demonstrar que a sociologia para se constitui como ciência deve ser objetiva como as ciências naturais. Para isso segundo