Durkheim - Regras do Metodo Sociologico
Durkheim fala quais são estes fatos que pode ser considerado como fatos sociais, ele explica que todas as pessoas têm hábitos iguais na hora de dormi comer, beber e raciocinar. E a sociedade tem interesses que essas funções aconteçam regulamente. Pois todos os deveres e cumprimentos que o homem faz em seu dia a dia não é criado na hora ou estabelecido por ele, que já esta determinada pela historia, pela educação que foi dada, dos exemplos de outros que ele toma para si próprio, que ha um grupo de fenômenos já determinado a acontecer, mas coloca o ser humano em uma ilusão, fazendo o acreditar que foi ele que criou e elaborou.
Não têm como se desviar destes fatos, por que tem uma força de coerção que age em grupos que possuem uma organização definida. Essa força pode ter sua origem no ordenamento jurídico, para conduzir as pessoas a terem uma boa conduta no meio social e , também, pela própria sociedade, com a coerção social. Isso demonstra o conformismo de uma sociedade estática que se acostumou com a convivência entre elas.
Capítulo II - REGRAS À OBSERVAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS
As ideias alcançadas pelos fatos ocorrido da natureza de primeira mão é compreendido como algo sobrenatural, mas essa verdade esta coberta por um véu fino e transparente. Existem regras para estudar e aperfeiçoar a sociologia, logo a primeira é colocar os fatos sociais como coisa, e define três etapas que da sustentação a esse método. Primeiro é preciso descartar sistematicamente todas as pré-noções, tudo que já foi aprendido. Em segundo , o sociólogo deve definir e construir conceitos novos, escapar das noções vulgares ; independentemente se os problemas forem individuais ou não ,devem ser tratados igualmente, ter sempre os mesmos princípios. E, por último, deve se esquecer da subjetividade pessoal, buscar ser o mais objetivo possível, ter um ponto de apoio que elimine a subjetividade; se for para colocar algo pessoal que seja fundamentado pelos