Criancas e seu desenvolvimento
Trata-se do desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos, englobando aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.
Para um bom desenvolvimento nesta fase, a criança precisa de um ambiente acolhedor, harmonioso e rico em experiências desde o período pré-natal, por meio dos cuidados com a mãe e seu ambiente, e continuar a ser promovido de forma intensiva após o nascimento, até os 6 anos e além.
Também são essenciais para o bom desenvolvimento nesta fase o envolvimento e participação da família, da rede social de apoio e das políticas públicas que organizam serviços para apoiar as necessidades de famílias e crianças e para respeitar os seus direitos.
Para mais informações sobre os projetos de Primeira Infância realizados pela FMCSV, acesse o item "O Que Fazemos" no menu acima.
Conheça a Teoria de Mudança desenvolvida pelo Dr. Jack Shonkoff, do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard."Construir as competências dos adultos para melhorar o desempenho das crianças" assistindo o vídeo abaixo.
Conhe ça também o Investing in Young Children Globally, o Instituto Americano de Medicina estabeleceu o fórum para dialogar e discutir as melhores ciêSncias em como apoiar o crescimento e desenvolvimento das crianças pequenas.
Desenvolvimento infantil
© UNICEF/BRZ/Mila Petrillo
Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Por isso, o UNICEF dá prioridade, em suas ações, ao direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver.
Está comprovado cientificamente que é na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial mental que terá quando adulto. Sendo assim, essa fase constitui-se uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária influencia no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e auto-estima necessários para continuar a aprendizagem, na formação das