Canais Iônicos
O fenômeno da Eletricidade animal é central para o entendimento dos processos fisiológicos (funcionamento dos organismos). As funções dos diferentes tecidos e órgãos estão relacionadas com sinais elétricos nas membranas das Células.
A condução elétrica em fios de metais (como o dos aparelhos eletrônicos, fios de alta tensão dos postes etc) se dá pelo fluxo de elétrons, já nas membranas celulares essa condução de corrente é devida as diferenças e movimentos de íons inorgânicos nos fluidos fisiológicos: Ca 2+; Na+; K+; Cl-. Tais íons fluem através de proteínas integrais de membrana: Canais Iônicos, Bombas de íons e Transportadores elétricos.
Hoje vou comentar um pouco sobre como os fluxos de corrente iônica podem gerar Diferenças de Potencial Elétrico, influenciando na percepção do meio externo, fluxo de informação pelas células e estímulos a ações. Veja ainda as diferenças entre os Potências de Repouso e Ação, como ocorrem Despolarização, Repolarização e outros eventos da transmissão de informações pelo sistema Nervoso.
image2 Potenciais de Membrana Ação e Repouso, Propagação e Canais Iônicos
Resumo sobre Potenciais de Membrana
Origem e Oscilações nos Potenciais de Membrana
Sinais elétricos decorrem do movimento de íons por um canal iônico. Em geral, canais para cátions geram oscilações no potencial de membrana; e canais para Cloreto (ânion) geram estabilização.
Potencial de Repouso – Há uma diferença de potencial elétrico, da ordem de algumas dezenas de mV, entre o espaço intracelular e o extracelular de todas as células denominada Potencial de Repouso. Nas células humanas, tal potencial é da ordem de -60 mV, sendo determinado majoritariamente pelos íons K+ e Na+.
Nas células eletricamente excitáveis ocorrem os oscilações da diferença de potencial elétrico, em escala de tempo de ms, à transdução sensorial em receptores,