Atividade Físicas na Antiguidade
Podemos afirmar através dos estudos que, a sociedade na Idade Antiga desenvolveu métodos de vida relacionado a Educação Física. Tratando da Antiguidade, embora assentando nossas aparições quase exclusivamente nos fatos do mundo mediterrâneo, não podemos deixar de relatar algo relativo aos exercícios físicos no Ocidente e no Oriente. Não e exagero afirmar que a civilização Ocidental, no seu passado escalonado no tempo, mais recebeu da Oriental do que deu nos campos das atividades físicas.
Na civilização Oriental os povos que se destacaram foram os hindus, chinês, japonês, persas, egípcios, hititas, assírios e babilônicos (Mesopotâmia). Muitas coisas poderíamos falar dos asiáticos, onde toda ciência, pensamento e ação se destacavam na filosofia, na moral e na religião, nas quais os exercícios físicos se encontravam. Na Índia, Pérsia, China e Japão as atividades físicas tinham caráter agonal, através de rituais ou preparação para vida. Alguns exemplos das atividades: Ioga, Cong-Fou, Jiu-Jitsu e o Poló. Os egípcios ocuparam um importante lugar na brilhante civilização que floresceu na terra dos faraós. A luta livre, boxe e a esgrima com bastão, disputando primazia com a natação e remo, foram, talvez os desportos de maior aceitação. As atividades que se destacaram no povo Hititas foram os exercícios utilitários, sendo eximos cavaleiros. Deles ficaram um extraordinário manual de treinamento hípico. Já os assírios e os babilônicos cultivavam exageradamente a força, a agilidade e a resistência, pois suas vidas eram cheias de imprevistos e a busca e de novas aventuras eram constantes.
Na civilização Ocidental os gregos e os romanos tiveram uma forte relação com a Educação Física. Na Grécia nasceu o ideal da beleza humana, o qual pode ser observado nas obras de arte espalhada pelos museus em todo mundo, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para guerra em Esparta. O fato de ser a Grécia