As regras do método sociológico de Durkheim
O texto explica sobre o que é o fato social e qual método necessário para estudá-lo. É necessário para mostrar os fenômenos que acontecem dentro de qualquer sociedade, que apresente algum interesse social. Mostra que se todos os fatos fossem sociais a sociologia não teria seu próprio objetivo, pois se confundiria com as outras ciências, como a psicologia e a biologia e, também, que tudo que aprendemos como seres humanos vem de uma crença antiga que é passada de geração em geração.
Os capítulos foram divididos de maneira bem clara, o primeiro é a indagação do que é o fato social e o segundo fala sobre as regras relativas à observação dos fatos sociais. O autor mostra claramente através de seus estudos as duas esferas do texto. Responde a pergunta do primeiro capítulo e indica as regras relativas à observação dos fatos.
Primeiramente, o texto apresenta o questionamento do que é um fato social, suas perspectivas. O fato social é toda maneira de agir de um individuo podendo ser fixa ou não e isso ocorre através de uma coerção. Os costumes de uma sociedade podem ser ditos como um fato social, pois é logo passado para uma criança e essa criança vai crescer com esses costumes. É expresso com as diferentes manifestações que uma sociedade possa ter.
Essas regras não precisam ser necessariamente seguidas, por exemplo, se pode usar uma roupa diferente da que a sociedade costuma usar, mas, talvez, o individuo que fez isso não seja tão aceito no grupo social. Isso mostra a coerção. Um individuo não andaria com as roupas diferentes para ser aceito na sociedade.
Além disso, o texto nos mostra que a reflexão ocorre antes da ciência, pois para acontecer uma ciência é necessário antes ter acontecido um questionamento, uma dúvida. E para sanar isso é pesquisado e feito um estudo para resolvê-lo, cientificamente ou empiricamente. O homem precisa formar ideias pelas coisas que o cercam. Por isso, os fatos intervêm