kkkk
PRODUTO – Produto é algo que satisfaz necessidades e desejos do cliente e é por este recebível numa transação com um fornecedor. Sob o prisma do marketing, um produto tem de gerar satisfação a um segmento-alvo. Proliferam opções de produtos e marcas disputando os mesmo consumidores. Os produtos estão na base do composto de marketing. Qualquer produto constitui-se de uma coleção de atributos, que geram benefícios e sacrifícios para os que o adquirem e consomem.
TIPOLOGIAS DE PRODUTOS – PRODUTOS TANGIVEIS versus INTANGIVEIS
Produtos tangíveis ou físicos são os bens, como carro, eletrodomésticos, etc. Os intangíveis são os serviços como show musical, tratamento médico, manutenção industrial.
PRODUTO DE CONSUMO versus ORGANIZACIONAIS
Produtos de consumo são os comprados por pessoas ou famílias e destinados à satisfação delas próprias – de empresa para consumidor.
Os produtos organizacionais são adquiridos por empresas, órgãos governamentais – referidos aqueles de empresa para empresa. São produtos cultivados (fertilizantes) ou fabricados (matérias primas) e são revendidos (atacadistas)
TIPOS DE PRODUTOS – Durável; consumível; descartável; de coleção; de conveniência; de preferência; de compra comparada e de especialidade.
PRODUTOS DE PADRÃO SUPERIOR, INTERMEDIÁRIO OU BÁSICO – Os produtos superiores são sofisticados, mais caros, contam com funções múltiplas e poderosas e entregam desempenho excepcional. O preço é maior, mas há consumidores dispostos a pagar. O típico cliente de produto superior tem um ou mais dos seguintes traços: aprecia a excelência e a qualidade diferenciada, quer mostrar sofisticação e compreende e valoriza os benefícios. Os produtos básicos tem desempenho limitado, incorporam insumos simples, contam com poucas funções e seus preços são menores. São referidos como popular, é indicado a quem tem menor poder aquisitivo. Geram valor percebido pela relação entre o que oferecem (pouco) e o preço cobrado (baixo). Os produtos