Tempos e métodos
ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS
Definição:
É o estudo sistemático dos sistemas de trabalho.
Objetivos:
1) desenvolver o sistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo; 2) padronizar esse sistema e método; 3) determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica; 4) orientar o treinamento do trabalhador no método preferido;
ÁREAS PRINCIPAIS DE ESTUDO
3
ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS
As condições de trabalho, produtividade e melhorias de processo são atividades muito interligadas. As medidas de tempo padrão servem como uma referência para os gestores da empresa determinarem quais são os locais que necessitam de programas de melhoria. As medidas de tempo padrão são a base para a administração de uma produção, pois esta informação irá compor outras de importância estratégica, como o custo do produto. Melhorias significativas nos tempos padrões podem ser obtidas com melhorias simples nos postos de trabalho, e desta forma, tornar a empresa mais competitiva .
ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS
A empresa deve identificar qual é o melhor método para a sua medição dos tempos como também deve identificar qual será a sua estratégia para melhoria de seus processos.
Finalidades do Estudo de Tempos
O estudo de tempos não tem apenas a finalidade de estabelecer a melhor forma de trabalho. O estudo de tempos procura encontrar um padrão de referência que servirá para: • determinação da capacidade produtiva da empresa; • elaboração dos programas de produção; •determinação do valor da mão-de-obra direta no calculo do custo do produto vendido (CPV); • estimativa do custo de um novo produto durante seu projeto e criação; •balanceamento das linhas de produção e montagem.
A
cronometragem é um dos métodos mais empregados na indústria para medir o trabalho. Em que pese o fato de ter sofrido modificações desde a época em