O que é tuberculose multirresistente
A Tuberculose Multirresistente é uma Tuberculose resistente a pelo menos dois medicamentos anti-tuberculosos que são nucleares no seu tratamento - a Isoniazida e a Rifampicina.
Algumas formas de TBMR são também resistentes a outros medicamentos anti-tuberculosos. Quando essas resistências incluem pelo menos um dos fármacos de cada um de dois grupos de medicamentos também importantes no tratamento da tuberculose - as Fluoroquinolonas (Ofloxacina, Levofloxacina, Moxifloxacina) e os antibacilares injectáveis (Amicacina, Canamicina, Capreomicina) - então essa Tuberculose designa-se de Tuberculose Extensivamente Resistente (TBXDR).
Como é que a Tuberculose se torna resistente?
A Tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Alguns bacilos sofrem naturalmente mutações espontâneas e podem adquirir resistências à acção dos medicamentos. Quando o tratamento é cumprido sem falhas estes bacilos são eliminados. No entanto, se o tratamento não for o correcto então estes bacilos ficam dominantes e a Tuberculose torna-se resistente.
Como se contrai a TBMR?
Há duas vias para contrair a TBMR. A primeira é quando no decurso de uma Tuberculose comum os erros no tratamento levam a que os bacilos causadores da doença se tornem resistentes. A insuficiência na quantidade de fármacos recomendados, o incumprimento das doses indicadas, falhas na regularidade das tomas dos medicamentos, o abandono antes de tempo do tratamento por parte do doente ou má prescrição terapêutica são os factores principais que podem levar à TBMR. Raramente a existência de doenças associadas à Tuberculose, no mesmo doente, podem levar a uma diminuição da eficácia dos medicamentos e contribuir também para o desenvolvimento de resistências. A outra via para contrair a TBMR é quando a fonte de contágio é um doente com uma Tuberculose Multirresistente, portanto o bacilo que vai causar a doença a outros indivíduos já é resistente aos