Biossegurança
FISIOTERAPIA
TUBERCULOSE – CUIDADOS DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO
GRUPO:
Ana Cristina Gonçalves Guerra
Ana Paula Muniz Silva
Andréia Luiza Lira de Melo
Luciane Maria da Silva
Rafaella do Nascimento de Morais
Simone Lima da Silva
RECIFE
2014
FACULDADE DO RECIFE – FAREC
FISIOTERAPIA
TUBERCULOSE – CUIDADOS DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO
O trabalho apresentado a seguir foi solicitado pela
Profª Ms Priscila Cordeiro da materia de
Biossegurança.Com a finalidade de orientar aos Profissionais de saúde em formação os meios de Proteção contra o Mycobacterium tuberculosis.
RECIFE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil, que juntamente com 21 países em desenvolvimento, abrangem 80% dos casos mundiais da doença. É causada pelo Mycobacterium Tuberculosis que afeta principalmente os pulmões. O diagnóstico é realizado por meio de exames como: baciloscopia direta do escarro (pesquisa de BAAR), radiografia de tórax, prova tuberculínica, entre outros. São adotadas medidas para diminuição do risco de incidência em profissionais da área de saúde, como: medidas administrativas (ou gerencias), medidas de controle ambiental, medidas de proteção respiratória e medidas de proteção pessoal.
2 O QUE É TUBERCULOSE?
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada M. tuberculosis, também denominado de bacilo de Koch(BK), que se propaga através do ar. Afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
2.1 Tipos de exames feitos em pacientes com suspeita de tuberculose
Baciloscopia de escarro (BAAR):