Engenheira
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – CAMPUS GRAVATAÍ
“Desigualdade Brasileira: Uma consequência histórica que precisa de reparação”
Gravataí, 23 de abril de 2013.
Fernanda Cezimbra.
Fernanda Cezimbra.
“Desigualdade Brasileira: Uma consequência histórica que precisa de reparação”
Trabalho apresentado à Professora Arlete Arruda, da disciplina Ciência Política da turma 344, turno Noturno do curso de Direito.
“Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.”
“Eu tenho um sonho que um dia (..)meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!”
Luther King
ULBRA - Gravataí
Gravataí - RS - 23 de abril de 2013.
Fernanda Cezimbra.
Fernanda Cezimbra.
Desigualdade Brasileira: uma consequência histórica que precisa de reparação
Sumário: Introdução; 1Concentração da Riqueza; 2 A Igreja Católica como Difusora da Desumanidade do Negro; 3 A Abolição Inconclusa da Escravidão, 4 A Errônea Antropometria Criminal; 5 A Omissão do Estado; 6 Dispositivos para a Minimização da Violência; 7 Políticas Educacionais Direcionadas; Considerações Finais; Referências.
“Assim que vi esse crânio, pareceu-me ver; de repente... o problema da natureza do criminoso.”
Cesare Lombroso
Introdução
O Brasil encontra-se hoje em uma situação crítica em relação à desigualdade na repartição de renda, na concentração do poder econômico e político, e consequentemente a exclusão social. Em virtude de o Brasil ser considerado o país no qual vive a maior população dos antigos escravos africanos das Américas, é importante pesar o que esta população afrodescendente representa a sociedade brasileira, sendo eles os mais prejudicados em consequência desta desigualdade social e econômica.
Com o entendimento de que