kcjcjdjc
494 palavras
2 páginas
Relatório da Aula Laboratorial de Física ICurso: Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica
Alunos: Bruno Magalhães da Silva Felipe Pinho da Silva Marcelo dos Santos Souza Rafael Bernardo Rodrigo Figueiras Rodrigo Lemos de Oliveira Sergio de Marinhos Ramos Vinícios Pinheiro
Em nossa primeira aula laboratorial de física I, usamos um plano inclinado (como mostrado abaixo) para calcular o tempo, a velocidade média a função horária e o encontro de uma esfera de mercúrio e uma bolha de ar, que ficam localizadas neste instrumento. Neste relatório explicaremos passo a passo, o processo desta experiência.
Plano Inclinado utilizado na aula
1º Passo Colocamos o instrumento inclinado em 15 graus, com o auxílio de um imã posicionamos a esfera de mercúrio na medida 0mm, marcamos com um cronômetro o tempo que a esfera levou para chegar na medida 400mm e repetimos esta ação mais duas vezes. Abaixo seguem os três tempos cronometrados.
• 1º tempo: 6,28 segundos;
• 2º tempo: 6,22 segundos;
• 3º tempo: 6,85 segundos.
Após cronometrar os três tempos, tiramos a média desses tempos somando os três e dividindo o resultado da soma por três.
t¹= 6,28s + t²= 6,22s + t³= 6,85s = 19,35s
tm= 19,35 = 6,45s 3
Após tirarmos a média dos tempos, calculamos a velocidade média que a esfera alcançou no percurso.
Para finalizar esta etapa, calculamos a função horária da esfera.
2º Passo Nesta etapa fizemos os mesmos cálculos, porém agora para bolha de ar. Colocamos a bolha na medida 400mm e cronometramos três tempos até ela chegar em 0mm. Abaixo seguem os três tempos cronometrados.
• 1º tempo: 5,63 segundos;
• 2º tempo: 5,38 segundos;
• 3º tempo: 5,50 segundos.
Após cronometrar os três