RESENHA DO LIVRO “FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA”, DE LORRAINE FARRELLY.
1344 palavras
6 páginas
RESENHA DO LIVRO “FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA”, DE LORRAINE FARRELLY.CAPÍTULO 1 – CONTEXTUALIZANDO A ARQUITETURA
Aborda a questão do contexto de um projeto em relação ao terreno ou ao meio em que ele se dará; as propriedades de um terreno (sítio) e como ele pode condicionar o projeto. Ferramentas necessárias para um mapeamento de campo como a interpretação pessoal (nossas impressões, sensações e croquis), estudo de figura e fundo (cheios e vazios das edificações) e o levantamento histórico que concilia o antigo com o contemporâneo e o topográfico (possibilita familiaridade com o terreno como suas divisas e curvas de nível). Importância da implantação do projeto e sua relação com a luz natural; a influência das chuvas e da temperatura na utilização de materiais e na estrutura e os materiais utilizados em uma obra e sua ligação com a o lugar. Entendimento da cidade e da paisagem, por serem importantes nas escolhas feitas ao longo do projeto.
CAPÍTULO 2 – A HISTÓRIA E OS PRECEDENTES A arquitetura e a história estão diretamente ligadas; a compreensão de uma edificação, em muitos casos, é mais fácil ao se conhecer sua história e seu contexto. No texto são citados alguns precedentes da arquitetura, começando pelas pirâmides do Egito antigo, passando pelos monólitos do período Neolítico, as cinco ordens da arquitetura da Grécia antiga, o característico arco das construções romanas, o “divino como fonte de certezas” do Gótico, a retomada do modelo clássico do Humanismo, o racionalismo do Barroco e os novos materiais (ferro, aço, vidro e concreto) do Modernismo.
CAPÍTULO 3 – A CONSTRUÇÃO Em uma construção, existem diversos tipos de materiais a serem escolhidos para a obra, dentre eles, são falados: a alvenaria (proveniente dos materiais do solo), o concreto (feito de agregados, brita, cimento, areia e água), os gabiões (muros de arrimo para sustentação) e os muros de alvenaria de pedra seca (construído com materiais disponíveis no local), a madeira (pode ser