Estudo de tempos e movimetos
Danilo Oliveira Costa (UEPA)
Denyse Roberta Corrêa Castro (UEPA)
Mayra Oliveira Ramos (UEPA)
RESUMO
Este artigo tem como objetivo, através da aplicação do estudo de tempos e movimentos para o processo de Flow Rack em uma empresa de distribuição, minimizar, controlar e padronizar o tempo de execução da operação. Para tal, foram calculados o tempo padrão de execução, a capacidade produtiva e tempos sintéticos, a partir da soma dos tempos de micromovimentos das atividades da operação. Feito isto, os resultados obtidos foram analisados e partir deles foram propostas melhorias para execução da operação em estudo, em busca de aumentar a capacidade produtiva da empresa.
Palavras-chave: Estudo de tempos e movimentos, padronizar, capacidade produtiva.
ABSTRACT
This paper aims, through the application of time and motion study for the process of Flow Rack in a distribution company, minimize, control and standardize the time of the operation. To this end, we calculated the standard execution time, the productive capacity and synthetic time, from the sum of the times of micro-movements of the activities of the operation. This done, the results were analyzed and from them have been proposed improvements to the operation under study, seeking to increase the productive capacity of the company.
Keywords: time and motion study, standardization, production capacity.
1. Introdução
O uso da ferramenta de estudos de tempos e movimentos tem como objetivos, em primeiro lugar eliminar esforços desnecessários ao executar uma operação; procurar habilitar os empregados a sua função; estabelecer normas para execução do trabalho e descobrir métodos que venham proporcionar melhorias no processo produtivo. (FIGUEIREDO; OLIVEIRA; SANTOS, 2011)
Diante disso, o referido trabalho tem como objetivo geral a realização de um estudo de tempos e movimentos em uma empresa de distribuição do