Calor, Ruido e Vibração
Uma grande fonte de tensão no trabalho são as condições desfavoráveis causam desconforto, aumentam o risco de acidentes e podem provocar danos consideráveis a saúde.
Os seres humanos têm uma grande capacidade de tolerar diferenças climáticas, devido ao seu corpo sem pelo e alta capacidade de suas glândulas sudoríparas. O homem é um animal homeotérmico Isso faz com que o corpo humano se mantenha sempre aquecido e pronto para o trabalho
Equilíbrio Térmico
O nosso organismo gera calor continuamente pelo processo de combustão.
Assim o organismo mantém o equilíbrio térmico, que pode ser expresso pela seguinte equação:
S=M- E± R± C- W
Onde,
S= calor ganho ou perdido pelo organismo, em um certo intervalo de tempo. Com o corpo em equilíbrio térmico, S=0.
M= calor gerado pelos processos metabólicos. O calor produzido pelos processos metabólicos, no interior do corpo, é conservado pelos tecidos isolantes, principalmente a gordura subcutânea. Metabolismo O corpo gasta aproximadamente de 60 a 80 kcal/h com o metabolismo basal.
E= calor dissipado pelo suor. é o mecanismo mais importante do equilíbrio térmico.
R= calor radiante com o ambiente. Recebendo calor daqueles objetos mais quentes e irradiando para aqueles mais frios que o seu corpo. A pele humana comporta-se como um bom absorvedor e radiador.
C= calor trocado por condução e convecção com o ambiente. A condução ocorre quando o organismo entra em contato direto com objetos mais quentes ou mais frios. A convecção ocorre pelo movimento da camada de ar próxima à pele que tende a retirar o ar quente e substituí-lo por outro mais frio.
W= energia gasta no trabalho.
Equilíbrio Térmico O organismo humano é uma espécie de maquina térmica Açucares, gorduras e proteínas são o combustível
Temperatura Efetiva:
Conforto Térmico:
Conforto térmico é sinônimo de bem-estar. O corpo humano emana todo o calor que produz devido a não possuir formas de armazená-lo.
Como tal, existem sete parâmetros que