2 Lista De Exercício
O QUE É O ESTUDO DE TEMPOS, MOVIMENTOS E MÉTODOS? O estudo de tempos, movimentos e métodos aborda técnicas que submetem a uma detalhada análise cada operação de uma dada tarefa, com o objetivo de eliminar qualquer elemento desnecessário à operação e determinar o melhor e mais eficiente método para executá-la.
Finalidade do estudo de tempos:
- determinação da capacidade produtiva da empresa;
- elaboração dos programas de produção;
- determinação do valor da mão-de-obra direta no cálculo do custo do produto vendido;
- estimativa do custo de um novo produto durante seu projeto e criação;
- balanceamento das linhas de produção e montagem.
1. Quais os cuidados que devem ser tomados, perante o operador, quando se realiza um estudo de tempos?
Evitar que o operador perceba que está tendo suas atividades cronometradas, para que não se sinta intimidado, o que poderia afetar seu desempenho e, consequentemente, invalidar as medidas de tempo.
2. Por que se deve verificar a velocidade do trabalhador quando é feita a cronoanálise? Como isto deve ser feito para que a avaliação seja a melhor possível?
Para verificar se o operador trabalho no ritmo considerado padrão para a atividade. Um método simples para avaliar a velocidade do operador consiste em perguntar a algum chefe de setor experiente se aquele tempo está correto.
3. Explique com um exemplo o que é tempo cronometrado, tempo normal e tempo padrão. É possível que estes três tempos sejam iguais? O que isto significaria?
Como exemplo de atividade, o cargo de contador de galinhas em uma granja (deve ter alguém que conta):
As medidas de tempo tomadas durante as contagens realizadas ao longo do dia, seriam os tempos cronometrados. Já o tempo normal, seria a multiplicação deste tempo pela velocidade do indivíduo em contar galinhas, com isso pode-se criar um tempo onde pessoas excepcionais teriam o mesmo tempo que pessoas comuns, mas empenhadas. Pois o cara excepcional conta em um tempo pequeno, porém sua