medidas de incertezas
Santarém – Pará
2014
ACADÊMICOS:
THAIANE LAGES
ROSSIANE FERREIRA
HUGO CARVALHO
THAIS ROBERTA
HUDSON RODRIGO
LUCIVAL BELIZANIO
1- INTRODUÇÃO
A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metros cúbicos (kg/m³).
No dia 19 de setembro de 2014 os acadêmicos de engenharia civil do CEULS/ULBRA, participaram de uma aula prática, realizada no laboratório, ministrada pela professora Isabel, da disciplina de laboratório de física. Onde formaram grupos de 5 alunos para realizarem a atividade: Medida De Densidade.
2- OBJETIVO
Estimar a incerteza associada a medida de densidade feita no laboratório.
Definir medidas de massa de água e de álcool, através do uso de Becker e balança
Praticar o aprendizado em sala de aula.
3- TEORIA E UNIDADES
A incerteza de um dado conjunto de medidas divide-se em dois tipos: Tipo A e Tipo B.
Deve-se ter claro qual o real conceito de incerteza e a diferença em relação ao conceito de erro. Enquanto erro é a medida do quanto um valor experimental se afasta de um valor verdadeiro, a incerteza depende de um conjunto de medidas, e expressa a confiabilidade da medição.
4- METODOLOGIA
Foi utilizado o Becker (recipiente cilíndrico de vidro) e uma balança cuja capacidade é de 400 gramas, para medir o volume e a massa respectivamente da água e do álcool.
Foi pesado o Becker vazio: 106,96 g. Utilizando a balança realizou-se 5 medidas de massa de água e de álcool, utilizando o ml como unidade de volume. Após concluídas todas as medidas e inseridas em duas tabelas: uma para o álcool e outra para água. Especificando massa (g), volume (ml) e o ρ (massa especifica ou densidade),