Qui.Ana@
2625 palavras
11 páginas
Transferência de um papel precipitado para um cadinho:Com os processos de filtração e lavagem finalizados o filtro e seu conteúdo tem de ser transferidos para um cadinho levado a massa constante.
O papel-filtro sem cinzas tem de baixa resistência mecânica, por isso tem de ser cautelosamente manuseado, para minimizar o perigo de rasgar, é indicado deixar secar antes de transferir.
Calcinação de filtros de papel
Serão citados dois modos da calcinação ser feita. O primeiro por lâmpada de aquecimento e o segundo por queimador.
Método por lâmpada de aquecimento.
- Cadinho deverá ser colocado em superfície limpa e não reativa;
- Lâmpada posicionada 1 cm acima da boca do cadinho e ligada. Para acelerar o processo, adicionar uma gota da solução de nitrato de amônio concentrado.
- Carbono residual liberado com queimador posteriormente.
Método por queimador.
Como a temperatura é bem mais elevada que a da lâmpada o cadinho deve estar inclinado em uma posição que permita total acesso de ar (caso houver chamas, uma tampa de cadinho deverá estar disponível para controlar o caso.), dessa forma, minimiza os riscos de problemas, tais como: Perda mecânica do precipitado se a umidade for expelida muito rápido ou o papel pegar fogo, redução parcial do precipitado por meio da reação com o carbono aquecido.
Agora o passo a passo (precede a calcinação final em mufla);
- Aquecimento inicia com chama baixa e aumentada gradualmente;
- Quantidade de fumaça liberada como indicador da intensidade de aquecimento. Quando há um aumento considerável de fumaça, é um indicativo de que o papel está perto de entrar em ignição, com isso o aquecimento é interrompido por um tempo;
- Quando houver uma chama, apagar ela com a tampa de cadinho, se ela ficar escura, indica que houve condensação de carbonáceos que precisam ser removidos;
- Quando não houver mais fumaça, aumentar bastante o aquecimento para liberar o carbono residual.
Regras para manipulação de objetos aquecidos com