Historia dos Pictogramas
Pictograma de fato é a aplicação de um conceito traduzido em uma forma que lembre ou retrate o significado de algo, um objeto, um ato esportivo, um aviso, uma pessoa, uma função entre tudo que existe, é a linguagem universal mais bem aplicada pois mesmo não tendo fluência no idioma, ele te direciona e passa a informação completa através da imagem.
Chamado também de Ícone, Pictográfico, ideogramas que originam a idéia através da imagem, estão por todas as partes, shopping, parques, escolas, igrejas, cavernas, montanhas onde for vai encontrar um. Deve apresentar fácil compreensão, os melhores superam a lingüística e ganham compreensão universal, como o de proibido fumar. Qualquer objeto ou situação pode ser transcrita em um pictogramas com aplicações infinitas.
Abaixo seguem alguns exemplos: Para uma boa construção de um pictograma, e necessário saber quais os fatores característicos que definem a aplicação. No exemplo de um zoológico podemos usar o um animal marcante que lá viva, como por exemplo o elefante. Quem estiver uma cidade e ver um pictograma desses não vai imaginar outra coisa, afinal não estamos em uma savana e sim em uma cidade, logo a idéia do zoológico é a mais lógica (ideogramas).
Segundo Tijus et al. (2007):
Os pictogramas são usados em inúmeras situações nas quais mensagens verbais não são possíveis, e tem como vantagens a possibilidade de serem compreendidos por pessoas com baixo grau de instrução, por idosos e pessoas comdeficiência visual. Ressaltam ainda, que os pictogramas podem ser percebidos a uma distância maior do que os textos.
O mundo em sua expansão necessitou de método para não travar o intenso desenvolvimento tecnológico e mercantil, surgiu por volta de 2.800 a.C. no Egito um sistema no qual as palavras eram originalmente representadas por figuras, os hieróglifos. Uma figura pode representar dois ou mais significados.
A escrita hieroglífica constitui certamente o mais antigo sistema de