Design Grafico
Investigar a evolução do design gráfico
explorar a relação analisar a evolução estudar o impacto e ntre o design e a sua dos atributos formais económico e social audiência; ou visuais; das actividades de d esign.
Muitas vezes o desenvolvimento do design é induzido pela tecnologia
– tal como a invenção da tipografia ou da fotocomposição – ou evolui em diálogo com outras actividades. April Greiman
Nalguns períodos, a evolução não pode ser atribuída a i ndivíduos específicos.
No entanto, não podemos ignorar o papel de alguns p ersonagens que são p ivots dessa evolução, porque determinam uma direcção para a disciplina, no seu
tempo, inventando novas formas tipográficas ou simbólicas, caminhos inovadores para estruturar a informação no espaço gráfico, ou são pioneiros na criação de imagens e de metodologias originais na transmissão das mensagens. A palavra alemã z eitgeist significa o espírito do tempo e refere-se às tendências culturais e ao gosto característicos de uma determinada época.
A natureza imediatista e efémera do design gráfico combinada com a sua ligação à vida social, económica e política, tornam-no mais próximo do z eitgeist do que outras formas de expressão humanas. Desde a pré-história, as pessoas procuram maneiras de dar forma visual às suas ideias e conceitos, armazenar o conhecimento de uma forma gráfica e trazer ordem e clareza à informação. Ao longo da história, várias pessoas perseguiram este objectivo, desde escribas a artistas e impressores.
Só em 1922, o d esigner William
A
ddison Dwiggins
“
criou” o termo g raphic design para descrever a sua activi dade de indivíduo que trazia ordem estrutural e forma v isual à comunicação impressa. É assim que esta profissão emergente recebe um nome apropriado. Contudo, o design os escribas sumérios g ráfico