Pre historia
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
Produção Didático-Pedagógica
A origem da pré-história da escrita infantil ÁREA: Pedagogia.
PROFESSOR PDE: Olga Polido.
ORIENTADOR: Profª. Mª Fátima Aparecida de Souza Francioli.
NRE: Paranavaí.
IES vinculada: UEM/FAFIPA.
2008/2009
Produção Didático-Pedagógica
Título: A origem da pré-história da escrita infantil.
A HISTÓRIA DA ESCRITA DA HUMANIDADE
Quando pensamos no desenvolvimento da humanidade parece-nos impossível imaginar que ela já existiu sem a escrita, esse sistema de signos que os homens utilizam para registrar suas idéias e que depois serve para recordar. No entanto, a escrita tem uma longa trajetória que foi se constituindo juntamente com o desenvolvimento dos homens. Basta observar os desenhos que foram feitos nas paredes das cavernas pelos homens que viveram no período da pré-história, denominados de pinturas rupestres, que ainda hoje comunicam ao homem, aspectos da vida de seus ancestrais.
Pesquise três dos desenhos rupestres que se encontram no vale do rio São Francisco no Norte de Minas Gerais, nas cavernas do rio Peruaçu, em cujas paredes encontram-se centenas, talvez milhares de desenhos rupestres. Os mais antigos foram datados de 8.000 anos, em:
http://261studio.com/galeria/JUNINHOCOSTA/VALE+DO+PERUACU_001
Um documentário elaborado pelo Programa TV Escola e veiculado , em 1999, pelo Ministério da Educação – MEC, denominado de Construção da Escrita, apresenta que desde os tempos mais remotos, em sua luta pela sobrevivência, o ser humano soube aprimorar os seus sentidos para fazer fáceis as necessidades e perigos da vida cotidiana. Foi aprendendo assim a ler os indícios e a interpretálos. Indícios que foram muitas vezes reproduzidos pelo homem primitivo e que, ainda hoje, não são totalmente compreendidas pelo homem moderno. As pinturas rupestres foram as primeiras