Incertezas de Medidas
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Introdução
Experimentos são baseados em medidas. Uma medida é uma comparação com alguma coisa que é um padrão. Toda medida está sujeita a um erro, por limitação do instrumento, da pessoa que está medindo em observar o valor medido. Quando se faz uma medição, o resultado que se obtém não é apenas um número. Tal resultado possui unidades e também possui o que a física chama de Incerteza da Medida (Erro da medida). Uma medida experimental é representada quando, a esta medida é atribuído um erro, que sempre está sujeita.
Desenvolvimento
Medidas
As medidas podem ser classificadas de duas maneiras: Diretas e indiretas.
Medidas Diretas: É o resultado da leitura de uma grandeza usando um instrumento de medida. Por exemplo, uso de uma régua, uma balança, cronômetro entre outros instrumentos.
Medidas Indiretas: Obtidas a partir das medidas diretas, com o auxílio de equações matemáticas. Por exemplo, volume de um corpo ou a vazão de um rio ou canal.
Erro experimental
É o erro que se pode cometer em um experimento. É a diferença entre o verdadeiro valor de uma grandeza física e o valor obtido através da medição experimental. Mesmo que o experimento seja realizado com todo cuidado possível, contudo, acontecem erros. Tais erros podem ser dois, erros sistemáticos e erros aleatórios.
Erro Sistemático
São erros constantes e geralmente conhecidos. Tem causas como, o instrumento, o método, operador e outros fatores climáticos e mecânicos. Erros sistemáticos não podem ser eliminados porem pode ser reduzido. Resumindo erros sistemáticos podem ser evitados ou compensados.
Erros Aleatórios
Erros aleatórios decorrem de fatores não controlados na realização de medidas e seu efeito consiste em produzir ao acaso