Medidas de Incerteza
ESCRITA TÉCNICA DE
VALORES NUMÉRICOS DE GRANDEZAS
UNESP - Faculdade de Engenharia - Campus de Guaratinguetá
1.1. Introdução
Estamos familiarizados em escrever o valor numérico de grandezas físicas. Escrevemos, por exemplo, x=2,3 m onde no primeiro membro temos o símbolo que representa uma grandeza, digamos, o comprimento de um corpo e no segundo membro o valor numérico e a respectiva unidade.
O primeiro e o segundo membro são relacionados pelo símbolo de igual (=).
Veremos aqui como escrever o símbolo da grandeza, o valor numérico e a unidade. Comentaremos também a respeito do símbolo de igualdade ou dos símbolos de aproximação. O símbolo da grandeza é arbitrário. O valor numérico por sua vez possui uma série de regras para a sua escrita. Estas regras possibilitam ao escritor passar de forma implícita outras informações ao leitor a respeito daquele do valor numérico escrito. Quanto à unidade apresentaremos as unidades que formam a base do Sistema Internacional (SI) de unidades e as diversas unidades derivadas das unidades dessas base.
1.2. Símbolo da grandeza
O símbolo da grandeza é geralmente uma letra romana ou grega, de livre escolha do escritor.
Não existe convenção que dena alguma letra para uma dada grandeza física em particular. Esta denição deve ser feita pelo leitor no texto, antes ou logo depois do uso ou apresentação do símbolo.
Algumas letras no entanto são preferencialmente usadas para uma dada grandeza, como m para massa, c para velocidade da luz no vácuo, f para frequência, e para carga elementar e muitos outros.
Mesmo sendo comuns na linguagem técnica elas também devem ser denidas quando usadas em um texto. Portanto:
✗
✔
defina sempre no texto o significado do símbolo da grandeza física.
✖
✕
Por exemplo: .... sendo g a aceleração da gravidade temos ..... Outro exemplo: ... obtivemos v =3 m/s onde v é a velocidade do corpo.... .
Roteiro
para laboratório de Eletricidade, Magnetismo e Ótica elaborado por Milton E. Kayama,