MEDIDAS DE AVALIAÇÃO PSICOLOGICAS
FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO – FAB
PSICOLOGIA
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO PSICOLOGICAS I
PSICOLOGIA DA SAÚDE
RIO BRANCO – AC 2014
ANDRESSA CHRISTINNI F. DE F. LELIS
ARGEU FERRAI
CLEICIANE DE LIMA LOPES
JAIANE KAROLINE
JHENNYS KELLY
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO PSICOLOGICAS I
PSICOLOLOGIA DA SAÚDE
RIO BRANCO – AC
2014
Sumário
3- INTRODUÇÃO
A saúde pública e particular brasileira e mundial sempre passou por histórias da saúde e doença mental passou por explicações mágicas e místicas, percorre a exclusão, encarceramento e exploração econômica. Deflagra a luta Antimanicomial e a reforma do modelo assistencial, até chegar ao processo atual de busca pela humanização em seu tratamento (Coga & Vizzotto, 2002-2003). A Psicologia da saúde é um fator determinante para criação da humanização da saúde pública.
Partindo do conceito de saúde, segundo o Ministério da Saúde (MS, 2007), percebemos que é amplo e deve ser definido como um fator resultante de condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, lazer, liberdade e acesso a serviços de saúde. Este processo aponta para uma concepção em que saúde não se reduz à ausência de doenças, e sim a uma vida com qualidade.
Mediado nisso pode-se dizer que há uma necessidade que haja a multidisciplinaridade profissional, é nesse contexto que formula-se este trabalho de pesquisa sobre a Psicologia da saúde ou Psicologia Hospital conhecida no Brasil.
Pretendeu se aqui uma pesquisa bibliográfica, em livros, artigos e revistas online para fundamentação teórica desse estudo com a construção de dez páginas de pesquisa. . Portanto será abordado questões como o surgimento e as regulamentação dessa área, destacando técnicas abordadas pela teoria cognitiva comportamental. Para assim concluir essa obra.
4- O que é