Resenha Pesquisa em Avaliação Psicológica
A Pesquisa em Avaliação Psicológica
HISTÓRICO DE PESQUISA EM A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: O nascimento e a história da Pesquisa em Avaliação Psicológica confunde-se com a história dos testes psicológicos e da Avaliação Psicológica, e remonta desde os primeiros laboratórios, um dos pioneiros foi o Laboratório de Wundt (1989) na Alemanha. Em relação ao histórico dos teste ocorre a mesma coisa com os testes de Cattel e Binet, além de Galton. O próprio Cattel reconheceu a necessidade de padronizar, controlar a qualidade e as restrições profissionais quanto à utilização e distribuição dos testes psicológicos; e para isto começou a pesquisar e a realizar núcleos de pesquisa para isso. Mais tarde, em 1921.
Já o termo avaliação psicológica (psychological assessment) surgiu nos Estados Unidos em 1948, com a publicação da Oficina de Serviços Estratégicos do Exército. Um dos aspectos mais significativos para a configuração da área de avaliação psicológica e na pesquisa, segundo a citada autora, foi a publicação de Cronbach e Gleser, intitulada Psychological tests and personnel decisions. A importância dessa obra residiu na definição da avaliação psicológica como uma atividade da psicologia aplicada; permitindo um maior aprofundamentos dos pesquisadores da área. No entanto, uma retomada histórica indica que, os Simpósios que ocorrem desde a década 50, contam sempre com a participação de expressivos pesquisadores da área e com estudos que buscam contextualiza o escopo da avaliação psicológica bem como articulá-la a outras áreas de conhecimento. O primeiro laboratório com a finalidade de construir ou adaptar testes psicológicos, foi na Universidade de Brasília (LABPAM), seguido pelo de São Paulo (LITEPP). E Após a década de 90 outros fora montados.
O Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica – IBAP (www.ibapnet.org.br) que foi fundado em 1997 com o intuito de promover o desenvolvimento da área e de representar a avaliação psicológica em órgãos