Testagem psicológica
A avaliação psicológica feita pelo psicólogo, busca levantar informações a respeito de um paciente, avaliando características como inteligência e personalidade, baseando-se no método científico de observação. Já na testagem psicológica, técnica para avaliação psicológica, um critério é utilizado sistematicamente para observar o comportamento e descrevê-lo em escalas numéricas ou categorias fixas, ou seja, faz com que o paciente execute tarefas previamente definidas.
2) Comente, de forma reduzida, quais os primeiros teóricos internacionais da testagem psicológica e suas influências na Avaliação Psicológica atual.
- Francis Galton (1822-1911): antropólogo, meteorologista, matemático e estatístico inglês representou seu trabalho em avaliação psicológica na década de 1880. Acreditava ser possível avaliar as operações intelectuais através de medidas sensoriais. Como todas as informações chegam pelos sentidos, segundo ele, quanto melhor o estado destes melhor são as operações intelectuais. Preocupou-se então em estabelecer parâmetros para os sentidos, especialmente com a descriminação sensorial do tato e dos sons. Contribuiu em três áreas para a teoria dos testes: ← Criação dos testes antropométricos: medida de discriminação sensorial ← Criação de escalas de atitudes: escalas de pontos, questionários e associação livre, utilizados após as medidas sensoriais para analisar as reações mais afetivas e emocionais. ← Desenvolvimento e simplificação dos métodos estatísticos: método de análise quantitativa dos dados. - James M. Cattell (1860 - 1944): psicólogo estadunidense representou seu trabalho em avaliação psicológica na década de 1890. Influenciado por Galton, desenvolveu medidas para as diferenças individuais. Em um artigo publicado em 1890 usou pela primeira vez a expressão teste mental, referindo-se as provas aplicadas anualmente aos universitários para