Validade
VALIDADE
Profa. Ana Francisca de Oliveira
Avaliação Psicológica - Validade
• Estudos sobre instrumentos psicológicos são essenciais para o desenvolvimento da área de avaliação psicológica, tendo em vista a exigência de que as avaliações sejam mais confiáveis e precisas em todos os contextos de atuação profissional. Avaliação Psicológica - Validade
• Conselho Federal de Psicologia (CFP,
2001,
2003) publicou duas resoluções as quais propõem que os instrumentos existentes passem por verificações sistemáticas de seus parâmetros psicométricos e que os novos instrumentos devem se configurar como instrumentos válidos e precisos.
Avaliação Psicológica - Validade
• Os instrumentos psicológicos devem apresentar alguns requisitos mínimos e obrigatórios em sua fundamentação teórica, evidências empíricas de validade e precisão para seus escores, que justifiquem os procedimentos específicos adotados na investigação. Devem, ainda, apresentar o sistema de correção e interpretação dos escores, explicando a lógica que fundamenta o procedimento.
Avaliação Psicológica - Validade
• A Associação Psicológica Americana (APA)
- a necessidade de se estabelecerem critérios para a padronização, a validação e o uso dos instrumentos psicológicos.
• A utilização de um teste psicológico sem conhecer sua fidedignidade e validade é um procedimento de alto risco, que poder levar a erros de diagnóstico, provocando prejuízos importantes para os indivíduos avaliados (Anastasi & Urbina, 2000).
Avaliação Psicológica - Validade
• Anastasi e Urbina (2000) o entendem como a possibilidade de o instrumento avaliar aquilo que se propõe a medir. "A validade de um teste refere-se àquilo que o teste mede e o quão bem ele faz isso. Ela nos diz o que podemos inferir dos escores do teste" (p. 107).
Avaliação Psicológica - Validade
• De acordo com a American Psychological
Association (1999), a validade refere-se ao grau em que evidência e teoria sustentam as interpretações dos