Validade Material e validade Formal
Exclusão social é uma forma de indicar um fato grave da sociedade onde um ou mais indivíduos não participam de seus direitos sociais, seja por desinformação ou por mero descaso das autoridades locais... Todo cidadão tem direitos sociais e se não participa deles e tem perfil de algum ou alguns deles, pode-se considerar que este indivíduo esteja excluído dos seus direiots sociais... Outra forma de exclusão social pode ocorrer quando um indivíduo é deixado completamente jogado a sorte sem que nem a sociedade nem a administração local tome qualquer providência, sendo este um indivíduo incapaz de buscar seus próprios direitos.
Exclusão Social
O termo exclusão social teve origem na França e, no modo francês de classificação social, neste caso, especificamente relacionado com pessoas ou grupos desfavorecidos. O sociólogo francês Robert Castel (1990), definiu a exclusão social como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo vai se afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.
A pobreza pode, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social, no entanto, não é obrigatório que estes dois conceitos estejam intimamente ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade. Deste modo, factores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente, mas, não é obrigatório que o sejam.
A exclusão social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida