Medico
Água
Q1) Quantas moléculas de água podem se ligar diretamente à glicose? E ao sorbitol ou ao ribitol?
Q2) Explique por que a mobilidade do H+ no gelo é apenas cerca de uma ordem de magnitude menor do que na água líquida, enquanto a mobilidade do Na+ em NaCl sólido é zero.
Q3) A aspirina é um ácido fraco cujo pKa é 3,5.
Ela é absorvida pelo sangue através das células que cobrem a superfície do estômago e intestino delgado. A absorção requer a passagem através da membrana plasmática e a sua velocidade é determinada pela polaridade da molécula: as moléculas carregadas e altamente polares atravessam a membrana vagarosamente, enquanto as hidrofóbicas neutras atravessam-na rapidamente. O pH do suco gástrico é da ordem de 1,5 e o pH do intestino delgado é cerca de 6. A aspirina é absorvida pela corrente sanguínea a partir do estômago ou do intestino delgado? Justifique claramente a sua resposta.
Q4) Calcule a concentração de íons hidrogênios [H+], para cada uma das seguintes soluções:
a) Plasma sanguíneo, pH 7,4;
b) Suco de laranja, pH 3,5;
c) Urina humana, pH 6,2;
d) Àgua sanitária, pH 11,5;
e) Suco gástrico, pH 1,8.
Q5) Calcule a concentração de íons hidroxilas, [OH-], na saliva (pH 6,5).
Q6) A concentração de acetilcolina (um neurotransmissor) em uma amostra pode ser determinada pelas variações no pH que acompanham a sua hidrólise. Quando a amostra é incubada com a enzima acetilcolinesterase, a acetilcolina é quantitativamente convertida em colina e ácido acético que se dissocia liberando acetato e o íon H+.
Em uma análise típica, 15 mL de uma solução aquosa contendo uma quantidade desconhecida de acetilcolina tinha pH de 7,65. Quando incubada com acetilcolinesterase, o pH da solução diminuiu para 6,87. Considerando que não havia nenhum tampão na mistura de ensaio, determine o número de moles de acetilcolina nos 15 mL da solução desconhecida.
Q7) O aminoácido glicina é frequentemente empregado como o principal