medicina nuclear gestão
Tecnologia em Radiologia
2014
NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS DA DISCIPLINA DE “PROJETO”
Tecnologia em Radiologia
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza métodos seguros, praticamente indolores, não invasivos e de relativo baixo custo para fornecer informações que outros exames diagnósticos não conseguiriam, através do emprego de fontes abertas de radionuclídeos. Habitualmente os materiais radioativos são administrados in vivo, por via venosa, oral, inalatória ou subcutânea, e apresentam distribuição para órgãos ou tipos celulares específicos, não havendo risco de reações alérgicas.
Dentre os exames em Medicina Nuclear hoje disponíveis, incluem-se análises do funcionamento do coração, cérebro, tireóide, rins, fígado e pulmões, avaliação de doenças nos ossos, além do diagnóstico de tumores nos principais órgãos do corpo. A Medicina Nuclear pode também auxiliar no tratamento de tumores neuroendócrinos e da dor nas metástases ósseas.
1.1 ESTRUTURA ORGANIZATIVA
Nesse projeto será avaliado a viabilidade de implantação de um serviço de Medicina Nuclear.
A localização do serviço de medicina nuclear escolhido foi no bairro da Penha na Zona Leste de São Paulo, na qual a região é provida de fácil acesso ao transporte público , bem como área comercial diversificada, possuindo estacionamento conveniado ao lado da clínica.
Na região existem algumas clínicas , que prestam este tipo de serviço são elas CDB- ( Centro de Diagnósticos Brasil ) e NASA Laboratório.
Mesmo havendo concorrentes na região, a decisão de abrir a clínica de Medicina Nuclear foi incentivada pelo crescente aumento da procura deste serviço , que é uma técnica de investigação que não causa dores ao paciente e atualmente é considerada a forma mais eficiente de diagnóstico. Trata-se de uma especialidade que