LPTA
A resenha crítica acadêmica é escrita em terceira pessoa do singular. Trata-se de um gênero textual que inclui:
- uma descrição das propriedades de um produto cultural (descrição física);
- uma exposição das credenciais do autor;
- um resumo do produto (conteúdo);
- uma avaliação, permitindo comentários e opiniões que revelem maturidade intelectual, evitando-se observações subjetivas explícitas;
- recomendação ou não da obra – identificar o público-alvo e a justificativa;
- nome completo e minicurrículo do resenhador;
- referências de autores citados no corpo da resenha.
SOLICITAÇÃO DE PRODUÇÃO
Construa, em trios ou duplas, uma resenha crítica do livro Qual é a tua obra?, o qual você leu utilizando a estratégia de produção de mapas conceituais. Para tanto, utilize o seguinte roteiro:
a) Referência completa da obra resenhada (de acordo com a ABNT).
b) Informações gerais sobre o livro: área(s) a que pertence; tema(s); divisão da obra: total de partes e capítulos. (aproximadamente 3 linhas).
c) Credenciais do autor: nacionalidade, formação, atividade profissional etc. (aproximadamente 3 linhas).
d) Resumo do livro: apresentação das ideias principais de cada parte do livro, isto é, os principais conceitos, processos históricos, leis e princípios etc. (aproximadamente 10 a 12 linhas).
e) Apreciação geral do livro: parte essencial para a construção de uma boa resenha (no mínimo 10 linhas). Subdivide-se em três itens:
a análise interpretativa de partes que considerar mais relevantes; a análise comparativa em que você revela conhecimento cultural para comparar: 1) os conteúdos do livro com os de outro livro (do mesmo autor ou de outro autor sobre o mesmo tema1), comentando aspectos semelhantes e distintos; 2) os conteúdos do livro com os conhecimentos que tem recebido nas disciplinas de seu curso; a análise reflexiva, apresentando questionamentos relacionados à área de sua formação;