AUTOMAÇÃO PARA SISTEMA DE AR CONDICIONADO GHP
Esse texto aborda como se dá automação para o sistema de ar condicionado GHP com expansão direta e expansão indireta. Evidencia a necessidade de um controlador externo e um sistema de supervisão, quando em expansão indireta existem diversas variáveis para controlar. E tratando – se de expansão direta toda automação provem embargada nos componentes.
Palavras-chave: GHP, Expansão direta, Expansão Indireta, Ar Condicionado, Automação.
Introdução
Automação, hoje em dia, e componente fundamental para a eficiência de qualquer sistema de ar condicionado central. Sem uma comunicação interativa e de controle todas as variáveis necessárias para um bom desempenho é falho. São inúmeros os controles, variáveis e decisões que precisam ser tomadas, em um prazo curto de tempo para se alcançar econômica e praticidade, nos sistemas de ar condicionados atuais. A dependência da ação humana para as tomadas e execuções das decisões torna a resposta obsoleta, quando se deseja atingir altos níveis de controle e eficiência. Nosso artigo trata, especificação da automação embargada nos sistemas de ar condicionado a expansão direta do GHP e na necessidade de criação de uma automação externa quando tratamos de expansão indireta, devido a existências de componentes que não se comunicam entre si.
1 AUTOMAÇÃO
Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si), é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.
Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.
Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo mais eficiente, ou seja, maximizando a produção com