O conceito de projeção
O conceito de projeção é utilizado em diferentes contextos, sendo que ocorre variação em seu significado de acordo com o contexto estudado.
O termo projeção tem sua origem vinculada aos estudos da neurofisiologia, considerando-a uma operação pela qual um evento é deslocado do meio externo e localizado no meio interno, correspondendo as respostas do organismo às sensações e percepções neurológicas que lhe forem provocadas. (Fonseca, 2008)
Dentre as teorias psicológicas, a que mais utiliza a projeção no arcabouço teórico é a Psicanálise.
Uma das necessidades de ter surgido as técnicas projetivas, é pelo fato de explorar as motivações das condutas não manifestadas pela comunicação entre os indivíduos.
De acordo com a Apostila didática usado na disciplina Técnicas Projetivas(2014), cita o conceito de projeção, enquanto função expressiva, que fundamenta as técnicas projetivas, ou seja, a ideia de que a projeção de características idiossincráticas de um indivíduo poderá se exteriorizar mediante a apresentação de um material fracamente estruturado que possibilitará a liberdade de respostas, sem que necessariamente implique num processo defensivo, mas como atribuição de aspectos seus à realidades externa.
“Termo utilizado por Sigmund Freud, a partir de 1985, essencialmente para definir o mecanismo da paranoia, porem mais tarde retomado por todas as escolas psicanalíticas para designar um modo de defesa primário, comum a psicose, a neurose e a perversão, pelo qual o sujeito projeta em num outro sujeito ou objetos de desejos que provém dele, mas cuja a origem ele desconhece e atribuindo-os a uma alteridade que lhe é externa.” (ROUDINESCO, pag 603.1998).
1.1 PROJEÇÃO E PSICANALISE
Uma operação na qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro, pessoa ou coisa, as qualidades, os desejos, os afetos, os sentimentos e até mesmo os “objetos” que estão internalizados e ele desdenha e/ou recusa aceitar e/ou admitir que lhe são pertencentes. ( Fonseca,