aula 2 Conceito de Projeção
Conceito de Projeção
L. K. Frank, em 1939, usou pela primeira vez a
expressão
“projetivo”
enquanto algo relacionado a manifestações inconscientes em produções humanas.
Utilizou o termo projetivo para explicar a relação de “parentesco” existente entre o teste de Associação de Palavras de Jung de 1904, o teste de manchas de tintas de Rorschach de
1920, o teste do Desenho em 1923 e TAT (Teste de Apercepção Temática) de Murray em 1935.
Conceito de Projeção
O
estudo da projeção está associado a diversas áreas do conhecimento, entre elas encontramos a física, a fisiologia, a neurologia e a psicologia
Ponto em comum
perspectiva de deslocamento de algo que no trajeto passa por alterações que resultam em algo “novo”, com alguma similaridade que o remete ao objeto original.
Conceito de Projeção
O termo projeção tem sua origem vinculada
aos estudos da neurofisiologia operação pela qual um evento é deslocado do meio externo e localizado no meio interno, correspondendo as respostas do organismo às sensações e percepções neurológicas que lhe forem provocadas.
Conceito de projeção
Ótica
noção de projeção luminosa sobre uma superfície. Exemplo: teatro de sombras, cinema.
Influências para a Psicologia Projetiva
Duas correntes influenciaram a Psicologia Projetiva e,
conseqüentemente, os métodos projetivos:
Gestalt: os métodos projetivos procuravam descobrir as formas perceptivas e intelectuais e suas leis a partir da apresentação de figuras ambíguas.
Entretanto, a Psicologia Projetiva amplia a Psicologia da Forma, interessando-se pelas relações do homem com os outros, ao mesmo tempo que pelas relações do homem com seu mundo vivenciado já que os métodos projetivos constituíram-se como uma forma de abordar a personalidade e não a percepção.
Influências para a Psicologia Projetiva
2) Psicanálise: ocorre nos métodos projetivos um processo muito próximo as associações livres em um processo de análise.
As respostas dadas pelo examinando são